segunda-feira, agosto 18, 2008

A Democracia na América vista por Alexis de Tocqueville



Tocqueville, Alexis de (1805-1859)

“A Democracia na América”, de Alexis de Tocqueville, com tradução de Franco de Sousa, foi publicada pela Editorial Estúdios Cor, na Col. "Ideias e Formas", com n.º 13, em Lisboa, no ano de 1972, em pleno Estado Novo. 
Título original da obra "De la Démocratie en Amerique", foi escrito entre 1835 e 1840.
Importa-nos a obra e a curiosidade da data da publicação, 1972, nos dois últimos anos do Estado Novo, declaradamente antidemocrático, com a Ditadura instituída e um dos seus instrumentos repressivos bem activos, a censura. E, no entanto, este livro foi publicado!
A Prof. Dra. Maria Filomena Mónica, no Domingo passado, no Público (sempre no Público), veio lembrar aos seus leitores a importância da obra.
Seja para uma primeira leitura, seja para uma leitura renovada, aqui seguimos o conselho e renovamos o desafio, para uma leitura e para a discussão.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tem razão a socióloga Maria Filomena Mónica em aconselhar a leitura da obra de Tocqueville: continua uma referência, continua actual, acertou em algumas previsões (a anexação do Texas pelos EUA, poucos anos depois de ter concluído de escrever a obra) e as críticas, tanto à escravatura - não deixando por isso de contextualizar o fenómeno - como à forma como foram dizimados os indíos norte-americanos. Abordou as divisões Norte/Sul nos EUA, não prevendo, apesar de tudo, a Guerra Civil.
A análise é lúcida. Foi um verdadeiro democrata. Importa ler ou voltar a reler.

3:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS