segunda-feira, setembro 21, 2015

Portugal a votos...

Portugal vai a votos no próximo dia 4 de Outubro de 2015.
Tratam-se de eleições legislativas, eleições para a Assembleia da República.

O que está em causa?
A eleição de 230 deputados, distribuídos por distribuídos por 20 círculos eleitorais (plurinominais) distritais a nível nacional, mais dois círculos da emigração, um na Europa, outro fora da Europa.
A maioria absoluta obtêm-se com 116 deputados. (todos os círculos e quantos deputados são eleitos por cada um, ver AQUI)
Além de estar em jogo a votação para o órgão legislativo português, está em causa a eleição do futuro Governo de Portugal, já que do partido (ou coligação) mais votado sairá o primeiro-ministro encarregue pelo Presidente da República de formar Governo.
Mas atenção a todos os membros das listas candidatas, antes de mais aos das principais formações políticas e que mais hipótese têm de ser Governo, já que dos cabeças-de-lista além do líder do partido mais votado que será designado Chefe de Governo e não ocupará o lugar de deputado, há entre os cabeças-de-lista do partido vencedor alguns mais do que prováveis ministeriáveis, logo, que também darão lugar aos nomes que se seguem na lista de deputados... assim, mais do que pensar em escolher em função dos cabeças-de-lista por cada círculo eleitoral, valerá a pena dar uma vista de olhos pelos nomes mais escondidos, no caso dos dois maiores partidos, incluindo nos suplentes... para não haver surpresas... 

O jornal Expresso publica uma infografia, útil, mas incompleta e tendenciosa,  já que não se entende o porquê da inclusão dos cabeças-de-lista de alguns pequenos partidos, em detrimento de outros pequenos partidos...

Às próximas eleições apresentam-se 15 candidaturas, de partidos e coligações:
Partido Democrático Republicano PDR
CDU - Coligação Democrática Unitária PCP-PEV
Portugal à Frente PPD/PSD . CDS-PP
Partido da Terra MPT
LIVRE/Tempo de Avançar L/TDA
Pessoas-Animais-Natureza PAN
Agir PTP-MAS
Juntos pelo Povo JPP
Partido Nacional Renovador PNR
Partido Popular Monárquico PPM
Nós, Cidadãos! NC
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses PCTP/MRPP
Partido Socialista PS
Bloco de Esquerda B.E.
Partido Unido dos Reformados e Pensionistas PURP
(ver AQUI o boletim de voto)

Curiosidade: na Madeira e nos Açores, os partidos da coligação PPD-PSD/CDS-PP no Governo, que no Continente concorrem em conjunto como "Portugal à Frente",  nas duas regiões autónomas concorrem separados... onde o PP se coliga com o PPM nos Açores...

Constatação: o PDA, que integra uma coligação com PTP-MAS-AGIR, concorre sozinho pelos Açores.

Uma perplexidade: A ordem das candidaturas, nos diferentes boletins de votos nos vários círculos eleitorais, não é a mesma.

Tome-se nota que o líder do CDS-PP, Paulo Portas, Presidente o parceiro menor da coligação de direita, não encabeçará a lista da coligação por nenhum círculo eleitoral, nem pelo Porto, o segundo círculo eleitoral do país, nem por Aveiro, por onde tradicionalmente concorria e onde os populares têm forte implantação, mas é o... n.º 2 da lista da PàF por Lisboa. (ver AQUI os candidatos no círculo da Capital)  

Estes são os partidos registados em Portugal, com a respectiva data de registo no Tribunal Constitucional. (Ver AQUI)

As listas dos candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Castelo Branco... ver AQUI.

Voltará a abstenção a bater recordes em Portugal... em dia de "bola"!?
Atenuar-se-á o bipartidismo à volta de PS e PSD... com a fragmentação de votos entre os pequenos partidos, como no caso grego e espanhol?
Sairá reforçado, apesar de tudo, o bipartidismo, numa tentativa de obtenção de uma maioria absoluta, com receios de dificuldades na criação de coligações governativas!?

Agora que já é um leitor bem informado já pode votar... 


participe no nosso questionário: AQUI.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS