sexta-feira, janeiro 06, 2012

Imagens em Alvalade apelam ao ódio racial e à violência

Foto Miguel Manso, retirada do site do Público e que consta na edição impressa de hoje.


A notícia original do Público e a actualização que a seguir transcrevo:


As imagens colocadas no acesso ao corredor do balneário da equipa visitante no Estádio de Alvalade não foram aprovadas nem elogiadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional nem pela UEFA.

Contactada pelo PÚBLICO, uma fonte da Liga de Clubes, organismo que organiza as competições profissionais, explicou que as imagens em causa não se encontravam no recinto quando foi feita a vistoria no início da temporada, a 5 de Julho de 2011.
Idêntica posição foi assumida pela UEFA, cuja porta-voz disse que o organismo que rege o futebol europeu “não aprovou nem elogiou” as imagens hoje divulgadas pelo PÚBLICO.
Estas posições contrariam a versão do Sporting, que, em comunicado, nesta sexta-feira, afirmou que “no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários.”
Fonte da Liga esclareceu, por outro lado, que o organismo não tem conhecimento de qualquer queixa de clubes ou que estas imagens tenham sido mencionadas no relatório de algum dos delegados que estiveram em Alvalade nesta época.
O órgão disciplinar, que é agora o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, só deverá agir em caso de receber uma queixa.
Já a UEFA reserva para mais tarde uma posição: “Estamos em contacto com o clube e ainda não sabemos se vamos mandar retirar essas imagens”.
As imagens hoje divulgadas pelo PÚBLICO mostram elementos das claques em poses consideradas agressivas.

Notícia actualizada às 18h02 (Público, 06/01/2012, texto de Hugo Daniel Sousa)


O meu repúdio total à atitude do Sporting Club de Portugal.
Não respeita o SCP a Constituição da República Portuguesa? Está dispensado de a respeitar?
O SCP tem algum "problema" com as Declaração Universal dos Direitos do Homem?
O SCP foi dispensado pela FIFA do não incentivo à violência nas suas instalações e nas declarações dos seus dirigentes?

Ainda continuam a dizer que a maioria dos adeptos do Sporting são pessoas civilizadas e não o "povão"!?
E quem elegeu esta direcção que permitiu o colocar destas imagens?

Abaixo o racismo no desporto e em qualquer área da nossa vida, abaixo as declarações e atitudes racistas e incitadoras ao ódio seja se dirigentes, seja de equipas técnicas seja de jogadores ou de adeptos.
Viva o futebol jogado, a arte de bem jogar.
Não são a violências nos estádios, seja nas bancadas, seja no terreno de jogo, no atirar de objectos para o campo (bolas de golfe, isqueiros, moedas, telemóveis... ), as simulações, as más arbitragens, os resultados combinados, a falta de desportivismo que enchem os estádios... quem só quer ver futebol, por gostar do desporto e não quer confusões fica em casa.
A quem souber e queira responder...

Etiquetas: , , , , ,

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS