quinta-feira, junho 27, 2013

Candidatos e programas: As próximas eleições autárquicas*

Candidatos e programas: As próximas eleições autárquicas

Vem isto a pretexto das próximas eleições autárquicas em Portugal, agendadas para 29 de Setembro, mas a reflexão serve para qualquer acto eleitoral.
O que são os programas eleitorais, sem se saber quais os cidadãos que os vão protagonizar/liderar? Nada.
O que são os nomes dos candidatos, sem se conhecer atempadamente o programa que pretendem aplicar? Nada.
O que são as candidaturas pessoais, à sombra dum partido ou coligação, que parecem ter vergonha do emblema/símbolo, cujos princípios supostamente se pretende que representem? Omitindo o partido nos cartazes e demais propaganda, pondo de lado as referências partidárias a esse partido, ainda que seja uma candidatura partidária? Falta de ética, falta de vergonha, falta de honestidade. É uma farsa!
Termino deixando alguns pedidos a todas as candidaturas: 
1) Quem será, não apenas o candidato a futuro Presidente de Câmara, mas quais os pelouros que a candidatura propõe que venha a ocupar cada um dos seus candidatos de cada lista? Ou seja, os futuros vereadores, irão deter que pelouro?
O mesmo serve para as candidaturas às freguesias.
2) Que não se repitam nomes de cidadãos para as listas para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia. Em mais de 8 milhões de eleitores portugueses, elegíveis, faz sentido repetir nomes?
A bem duma cidadania plena, duma verdadeira democracia e advogando uma responsabilidade das mais variadas candidaturas perante os eleitores.

*Luís Norberto Lourenço

(Guadalajara, Jalisco, México)


O texto lido é meu e de alguma forma está relacionado com este agora publicado:

Nota editorial:
Este texto foi originalmente publicado na semana passada no meu perfil do Facebook e enviado posteriormente para publicação no jornal semanário "Reconquista" (ver texto na página do jornal), onde foi publicado na edição de hoje, n.º 3511, de 27/06/2013.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS