segunda-feira, dezembro 17, 2012

Miguel Hidalgo y Costilla, Guadalajara e a abolição da escravatura no México

deparamos com este histórico documento... 


Cópia facsimilada do decreto de abolição da escravatura no México, emitido a 6 de Dezembro de 1810, em Guadalajara, por Miguel Hidalgo y Costilla, Generalísimo da América.



Miguel Gregorio Antonio Ignacio Hidalgo y Costilla Gallaga Mondarte Villaseñor (San Diego Corralejo, Guanajuato, 1753 - Chihuahua, 1811). O padre de Dolores (actual Dolores de Hidalgo, em sua homenagem), patriota mexicano, religioso liberal, conhecido também como El cura Hidalgo. Considerado como o pai da pátria mexicana, foi o iniciador da luta pela independência do México, obtida da Espanha em 1821.
A 17 de Novembro de 1810 Hidalgo dirigiu-se para Valladolid (actual Morelia) com sete mil homens de cavalaria e duzentos e quarenta de infantaria, todos mal armados, entrando a 26 em Guadalajara, mas não consegui chegar à Cidade do México. Em Guadalajara, Hidalgo emitiu uma declaração de independência e formou um governo provisório; a 6 de Dezembro de 1810 decretou a abolição da escravatura [no México], a supressão dos tributos pagos pelos indígenas à Coroa e a restituição das terras usurpadas pelos grandes latifundiários das "haciendas".

O decreto foi publicado no primeiro periódico tapatío, "El Despertador Americano", criado sob ordens de Miguel Hidalgo.

Não por acaso a Hidalgo foram dedicadas várias estátuas em Guadalajara, nas vizinhas Zapopan e Atemajac, uma das maiores avenidas da Área Metropolitana de Guadalajara tem o seu nome, o aeroporto de Guadalajara chama-se Miguel Hidalgo, um dos estados dos Estados Unidos Mexicanos tem o nome de Hidalgo...  

Fotografias: Luís Norberto Lourenço (Dezembro/2012)

Etiquetas: , , , ,

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS