domingo, fevereiro 05, 2012

Autoestradas, portagens, SCUT'S e propaganda política



A redução de tráfego devida à introdução de portagens nas antigas concessões
SCUT varia entre os 9% na A25 e os 28% na A22.


Concessão Beira Interior (A23) - (-13,8%)


Fonte: http://www.estradasdeportugal.pt



Numa das últimas sessões da Assembleia Municipal de Castelo Branco a que tive oportunidade de assistir, já depois do início da introdução das portagens nas antigas SCUT'S, A23 incluída, dizia um deputado municipal do PSD (cujo nome não recordo) algo que me pareceu na altura pura propaganda política, algo que pouco tinha que ver com a realidade, com os factos... dados estatísticos, oficiais, da Estradas de Portugal, vem provar o que a minha experiência (por motivos laborais) na A1 e na A23 (pelo menos entre Torres Novas e Castelo Branco) me parecia indicar... a existência de muito menos tráfego e nas estações de serviço aos domingos no fim-de-tarde na A1, no sentido Castelo Branco-Lisboa habitualmente cheias... com muito menos carros, sem filas nas portagens da A1 e muito menos carros na A23, por exemplo no aproximar da portagem da A23 em Torres Novas na ligação com a A1, o qual agora se faz sem problemas e antes se fazia com bem mais carros.

Nota-se ainda, talvez devido às portagens das SCUT'S e à necessidade de compra de identificadores, que o tráfego nas filas da Via Verde que se fazia rapidamente se faz bem mais devagar, por haver muito mais condutores a usar a Via Verde, diminuindo drasticamente os que ainda usam o restos das filas, facto que também tenho notado em outras autoestradas... levando à necessidade de aumento das filas com Via Verde, caso contrário um dos factores que leva à opção pela Via Verde, isto é, não se ter de parar para pagar, daqui a uns meses, com excepção nas autoestradas com portagens virtuais (mas custos bem reais) vamos ter os acessos à Via Verde entupidos, tornando a opção pela Via Verde contraproducente.

Uma curiosidade? Qual está a ser o impacto nas estações de serviço da dimuição deste tráfego?

Poderá alguém dizer, que este facto tem algo de positivo... nas estradas nacionais, os cafés à beira da estrada ganharam novo ânimo, é verdade!

Questão conjuntural, mas a ter em atenção... sabemos do grande número de espanhóis que visitam Portugal na época da Páscoa, só para citar esta altura do ano... que peso terá não só a introdução das portagens nas SCUT'S, bem como o facto de o valor me geral das portagens ter aumentado, acrescido do custo de vida, claro... quem visita Lisboa na Páscoa, sabe que está cheia de espanhóis... e este ano? Esperemos para ver!

Outra questão, os Correios neste momento estão a transbordar de clientes que aí se deslocam para pagar as portagens... talvez fosse boa ideia pensar o Estado em dar resposta a esta procura, para melhor servir os clientes, os contribuintes, já basta ter de pagar mais portagens e em mais autoestradas...

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Foi o governo socialista quem fez esta linda obra amigo. Por acaso não teve nada aver com a negociata vergonhosa pois não?É que, como ssabe, há tantos socialistas metidos nela que mais ujm ou menos um.
Essa de não saber o nome dos deputados municipais do PSD da sua cidade....Sabeo que é pena é que os seus camaradas não sabem o seu.
lUm leitor

4:49 da tarde  
Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Adoro estes anónimos... "Por acaso não teve nada aver [sic] com a negociata vergonhosa pois não?" É tão bom insultar coberto pelo anonimato... ainda assim publico-lhe o comentário, para se ver por onde vai a sua ilógica comentarista.

2:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS