terça-feira, dezembro 09, 2008

Eles não querem é ser avaliados! ou o Discurso do Filho da Puta*

Nós – e nunca é de mais recordar – sabemos o que nos torna diferentes: exigimos ser avaliados. Sobretudo porque nos consideramos diferentes dos outros. Diferentes, não: um pouco mais sérios. E com o ensino não se brinca.
Não queremos ser cúmplices do caos que assola a Educação. Querendo favorecer o sistema, não podemos ser acusados de tirar proventos dele. E não nos rebelando contra esse sistema, mostramos como somos de facto diferentes.
Somos diferentes porque – sem darmos por isso – nos tornaram diferentes. Somos diferentes porque olhamos para os problemas e os analisamos. Somos diferentes porque tentamos resolver os problemas. Somos diferentes porque, em consequência dos nossos comportamentos, os problemas passam a estar sinalizados. Somos diferentes porque não somos subjugados pelos problemas nem martirizados por causa deles. Além disso, falamos uma linguagem – pode dizer-se, uma linguagem científica – que os equaciona.
Somos diferentes porque houve a necessidade de preencher a diferença.
Não resolvemos os problemas – é verdade. Mas somos sérios ao encararmos a hipótese de abordarmos os problemas.
Duvidamos, isso sim, daqueles que infantilizam o processo. Daqueles que, ao contrário de nós, são um problema. Devemos, portanto, aumentar a nossa rede social de amizades de marca.
É sempre possível unir por laços de seriedade alguns homens – sérios como nós –, com a condição de que fiquem outros de fora para apanharem com o pau.
Àqueles que não querem ser avaliados dizemos: o nosso mérito vem de profundas modificações climatéricas que, recentemente, alteraram culturas seculares de ensino. E é nessa onda que vamos.
Quem quiser ser sério (competitivo, credível, eficaz, brilhante) que salte para a prancha.

António Jacinto Pascoal
Professor (Escola Básica José Régio – Portalegre)

*Nota editorial:
Publicamos este artigo a pedido do Professor António Jacinto Pascoal

Etiquetas: , , ,

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS