quarta-feira, dezembro 27, 2006

Socialismo evolucionário (em livro)*


A imagem digitalizada é do livro "Socialismo evolucionista" de Eduard Bernstein, com tradução de Manuel Teles, publicado no Rio de Janeiro pela Zahar Editores, em 1964 na colecção "Divulgação cultural", série de "Política", n.º 9. O título original: Die Voraussetzungen des Sozialismus und die Aufgaben der Sozialdemokratie, se bem que a tradução foi feita a partir da edição norte-americana, publicada em 1961 pela Schocken Books, New York, intitulado Evolutionary socialism). O Prefácio da autoria do autor datado de Janeiro de 1899.
Eduard Bernstein, socialista alemão, nasceu em 1850, esteve exilado em Londres durante 20 anos, regressa à Alemanha em 1901, foi deputado parlamentar e ministro depois do fim da Iª Guerra Mundial, conheceu Marx e Engels, tendo sido amigo deste último.
Refuta a teoria do colapso inexorável do capitalismo defendido pelos marxistas afirmando que a passagem do capitalismo para o socialismo não será necessariamente autocrática e revolucionária, podendo ser democrática e evolucionária.
Chamaram às suas teorias revisionistas, embora nas palavras do autor muitos dos que são chamados REVISIONISTAS na democracia social alemã mantenham pontos de vista diferentes dos seus, o livro pode ser considerado como uma exposição das tendências teóricas e políticas dos revisionistas social-democratas alemães.
*Por: Luís Norberto Lourenço

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS