quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Ainda a questão dos "cartoons"

Cartonistas provocadores!
Não é isto que importa e provocadores existem muitos, uns pagos, outros incitados e outros sem dar cavaco a ninguém. Importará isto?
O que interessa é que há pessoas que são mais provocáveis como do que outras. Entre democratas e terroristas, não podem ser sempre os primeiros a ceder para "converter" os outros.
Não sou inocente, tenho lido as entrevistas de muitos líderes fundamentalistas e integristas, ouvido os discursos do Presidente iraniano e do Hamas. Não há margem para dúvidas, estes só não não matam todos os que não pertencem ao Islão se não conseguirem.
Sobre a questão nuclear a minha posição é clara: quem tem armas nucleares não tem legitimidade para dizer a quem as quer obter que não pode fazê-lo, teriam se eles próprios abdicassem delas. Quem fala de armamento, fala da energia "supostamente" para fins pacíficos, pois o discurso iraniano não pode sossegar ninguém.
Para concluir, por agora, 3 casos:
1) o cartoon de António no Expresso sobre o Papa João Paulo II, provocou muito indignação, mas nada que se assemelhe à violência muçulmana;
2) a destruição dos Budas no Afeganistão é certamente muito mais ofensiva do que um milhão de cartoons e os budistas não tiveram a mesma reacção que os muçulmanos;
3) aquele caso numa TV brasileira em que um "pastor" cristão (penso que da IURD, já não me lembro) partiu uma estátua da Virgem Maria, para provar que uma imagem não vale nada (discussão para outra altura), também não é menos ofensivo que os cartoons e a reacção uma vez mais não é comparável.
Vitalino Canas, Sócrates e Freitas do Amaral (e eu sou militante do PS), só para citar alguns, não podem compara cartonistas a bombistas.
No tempo de Salazar, quem proclamasse a Liberdade era preso. Sabia que isso lhe iria acontecer.
Provocador certamente! E, no entanto, que crime cometeria? O regime não permitia essas "liberdades".
Os democratas terão sempre de enfrentar as sensibilidades "à flor da pele" dos que odeiam a Democracia.
Luís Norberto Lourenço

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS