segunda-feira, junho 20, 2005

Manifestação Nazi de 18 de Junho de 2005: opinião*

A manifestação realizada em Lisboa (da Praça do Chile até ao Rossio com passagem pelo Martim Moniz), no dia 18 de Junho de 2005, dita Contra o (um suposto) Aumento da Criminalidade em Portugal, marcada na sequência do “arrastão” da praia de Carcavelos, foi organizada pela Frente Nacional (FN) e pelo Partido Nacional Renovador (PNR), a qual juntou duas centenas de pessoas (desempregados, veteranos de guerra e gente dita de “sangue azul”…), para lutar pelo seu “cavalo de batalha”, o orgulho branco, contra tudo o que não é nazi, contra o Outro, sempre! Duas organizações nacionalistas, de extrema-direita, sendo o último um partido legalizado (comprou o PRD!!!). Acontece que ambas integram elementos nazis (nacional-socialistas, dizem eles, como se não fosse o mesmo), fascistas, salazaristas, monárquicos integralistas, racistas, xenófobos e homofobos.
Contrariamente ao que eu (e muitos) esperava não houve uma manifestação organizada de sinal contrário, exceptuando algumas pessoas isoladas, os que reagiram às palavras de ordem insultuosas dos nazis portugueses, fizeram-no espontaneamente.
Ainda bem que assim foi, pois, como cheguei a temer, se alguns elementos mais radicais, tais como: alguns anarquistas mais radicais e alguns elementos da extrema-esquerda para os quais “um nazi bom é um nazi morto”, a coisa poderia ter descambado numa autêntica batalha campal, com mortos e feridos.
Pergunto às autoridades portugueses, nomeadamente ao Governador Civil de Lisboa, por que autorizou a manifestação quando os seus promotores defendem ideias tais como estas: a censura, as milícias populares, a expulsão de todos os imigrantes, de todos os que não são brancos (arianos?), os quais negam o holocausto, promovem a discriminação racial, o ódio ao estrangeiro, não um nacionalismo são e sim agressivo. Mais, não se trata de defender só determinadas ideias, pois alguns dos dirigentes destes movimentos, consequentemente com o que defendem já mataram e estiveram presos devido a motivos raciais. Como é o caso de Mário Machado (“cabeça rapada”, assumidamente nazi), segurança (pensava que os seguranças tinham de ter um registo criminal impecável…), assassino de Alcino Monteiro, em 1995, preso durante 4 anos e participante em Maio de 2005 numa espécie “pogrom” em Coruche, para limpá-la (sem aspas) de ciganos e segundo a revista “Pública” (19/06/2005) consta dos registos criminais das polícias europeias. Não é o racismo punido pela Constituição da República Portuguesa, por todos os documentos internacionais ratificados pelo Estado Português, onde se condena o Racismo e a Xenofobia? Então a manifestação nunca poderia ter sido autorizada. Na tomada de posse, a Governadora Civil de Lisboa, não jurou respeitar a Constituição? Será que a PSP, a GNR, o SIS, o Governo Civil de Lisboa, nunca ouviram falar de Mário Machado (MM) e outros dirigentes nacionalistas já condenados por homicídio por questões raciais, tendo ocaso de MM sido tão mediático? Tendo em conta que os elementos da extrema-direita são tão poucos que quase toda a gente os conhece (o SOS Racismo, a Olho Vivo, a Solidariedade Imigrante... entre outras associações que combatem o racismo e a xenofobia conhecem-nos bem!), por exemplo, lá estava na manifestação o Sr. Professor Humberto Nuno Oliveira (dirigente do Grupo de Amigos de Olivença), historiador, professor na Universidade Lusíada, com o qual tive o desprazer de ter uma discussão há oito anos, numa conferência, sobre a questão de Olivença, naquela universidade onde estudei, onde as suas ideias fascistas eram já bem visíveis. Felizmente não fui seu aluno!
O que estavam a fazer naquela manifestação militantes do CDS/PP? Penso que sei a resposta, claro que é possível que esteja enganado e alguém me convença do contrário…
Luís Norberto Lourenço
(Fundador da Casa Comum das Tertúlias)
Castelo Branco, 20 de Junho de 2005
*http://luisnorbertolourenco.blogs.sapo.pt
Jornal “Público”, 18 e 19 de Junho de 2005.
Revista “Pública”, 19 de Junho de 2005.
“Diário de Notícias”, 19 de Junho de 2005.

P.S.
A manifestação/marcha também pretendia homenagear os portugueses assassinados na África do Sul (AS). Não condenarei eu as mortes dos portugueses (quase um por dia) na AS? Claro que sim! Como condeno a morte de qualquer ser humano, seja português ou não, seja naquele país ou noutro qualquer! Como português toca-me mais, obviamente, no entanto é preciso não esquecer porque é que os portugueses são alvos preferenciais em países como: a África do Sul, a Venezuela ou o Brasil, não acontecendo os mesmo em França, na Alemanha ou nos EUA, por exemplo. A razão não é racial (talvez pontualmente) é económica, pois se nos três primeiros países os portugueses estão entre os cidadãos mais ricos, isso já não acontece nos outros, logo, são alvos potenciais nos primeiros e não nos segundos, se bem que a questão racial pode estar presente na África do Sul – e não se veja o que a seguir afirmo como desculpando a criminalidade que atinge os portugueses – uma vez que os portugueses que aí residem conviveram bem com o regime de “apartheid”, pois estavam entre uma minoria (a branca) privilegiada, não se conhecendo portugueses como expoentes na luta contra o racismo na AS, por isso acredito que algumas das mortes sejam causadas por vingança.
  • Publicado (parcialmente, sem links e P.S.) no "Notícias da Covilhã", 24/06/2005.
  • Publicado no "Diário Regional de Viseu", .../06/2005.

3 Comments:

Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Foi publicado, no dia 1 de Julho de 2005, um artigo de opinião, intitulado "A imparcialiade de alguns...", da autoria de Álvaro Santos, em resposta ao meu publicado no D. R. Viseu.

5:14 da tarde  
Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Os "nossos amigos" voltaram à carga, desta vez eram perto de 50, em frente à Embaixada da Alemanha, para homenagear um dirigente nazi...
As palavras de ordem de sempre...

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vc é um nazi ou preto fdp?
Se ñ for podemos tc...
amigo.

5:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS