quinta-feira, janeiro 27, 2005

A nossa razão de ser...

O "Centro de Estudos Socialistas, Republicanos e Laicos", de que este é o seu blog oficial, o "Rosa Sinistra" *, nasceu para: pensar a política “à esquerda”, reflectir sobre a esquerda, debater as várias correntes de esquerda, fazer uma história política mundial, uma história das ideias e das ideologias políticas, uma história dos partidos políticos.Há princípios de que não abdicamos, que defendemos e iremos promover:
A Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade e a Solidariedade, a Democracia, a República, o Laicismo, o Sufrágio Universal, Directo e Secreto, a complementaridade entre uma democracia representativa (via eleitoral) e participativa (no plano referendário e em manifestações cívicas).
Há outras ideias ou atitudes que combatemos:a Monarquia, a Teocracia e o Estado Confessional, a Ditadura, a Censura, o Racismo e a Xenofobia, a Intolerância religiosa e qualquer outra, a discriminação sexual.
Pensar e reflectir "à esquerda", implica estudar as várias correntes que são (ou se dizem) de esquerda, por isso, aqui irão abordar-se várias correntes: o Anarquismo, o Comunismo, o Liberalismo de Esquerda, o Esquerdismo, o Marxismo, o Marxismo-leninismo, o Maoismo, o Republicanismo, o Social-Democracia, o Socialismo, o Trabalhismo, o Trotskismo...
Iremos reflectir sobre o que são conceitos como: Centro-esquerda, Esquerda e Extrema-esquerda.

Luís Norberto Lourenço
(um socialista)

Penamacor, 19 de janeiro de 2005

* Nome do Boletim do Núcleo de Belém da JS da FAUL, de que sou um dos fundadores. Sinistra significa esquerda em italiano.

Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory Blogarama - The Blog Directory TOP 100 WEBLOGS